Como psicóloga, acredito que esclarecer as diferenças entre os profissionais que atuam na área da saúde mental é fundamental para você entender quem procurar em diferentes situações, garantindo a efetividade do seu tratamento.
O termo ?terapeuta? pode ser utilizado de forma genérica para se referir a qualquer pessoa que promova algum tipo de bem estar para o cliente, mas não necessariamente possui uma formação específica. Ex.: comum encontrar algumas terapias alternativas como reiki, cristais e afins, com terapeutas holísticos.
Não existe formação específica em psicoterapia, que é uma abordagem terapêutica para ajudar as pessoas a lidarem com seus problemas emocionais. O psicoterapeuta pode ser qualquer pessoa que se auto intitule como tal, já que no Brasil o termo não possui regulamentação.
O psicólogo é um profissional graduado em psicologia, que utiliza técnicas e métodos científicos para compreender e intervir nos processos psicológicos, comportamentais e emocionais dos indivíduos. Atua em diversas áreas, como clínica, social, organizacional, escolar, esportiva, entre outras. Os profissionais respondem ao Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Profissional que utiliza a abordagem psicanalítica, criada com objetivo de investigar o inconsciente. O psicanalista pode ter uma graduação universitária em qualquer área, sendo a formação específica em psicanálise com duração de 4 à 5 anos.
O coaching não é uma abordagem terapêutica, mas sim uma metodologia que busca desenvolver habilidades e competências específicas. O coach pode ter formação em diversas áreas, ou até mesmo nenhuma.
O psiquiatra é um médico que se especializou em psiquiatria e utiliza abordagem biológica para tratar questões emocionais, prescrevendo medicamentos. Somente os psiquiatras possuem autorização e conhecimento para receitar medicação.
Somente os psicólogos conseguem fazer avaliação psicológica com testes, como no tribunal, por exemplo. E somente os psiquiatras possuem autorização e conhecimento para receitar medicação, cabendo denúncia caso outros profissionais os utilizem.
Devido à isto, é comum e importante que esses profissionais tenham uma atuação multiprofissional, ou seja, um trabalho em conjunto para um diagnóstico mais criterioso, logo, um tratamento mais adequado ao paciente.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), define as responsabilidades e normas que visam garantir a qualidade do serviço prestado, incluindo vários princípios, como a proibição de técnicas que desrespeitem os direitos humanos e a privacidade dos pacientes, promovendo a ciência e a profissão.
*Clique aqui para aprender como ter certeza que está sendo atendido por um profissional da psicologia!
Escolhendo o profissional
Este artigo não tem o intuito de julgar ou diminuir qualquer profissão, porém é preciso levar informações aos pacientes pois, dependendo da especificidade do caso, é preciso certo rigor e técnica. Terapeuta, psicoterapeuta e coach são termos que qualquer pessoa pode se denominar.
Caso seu objetivo ou encaminhamento seja para profissão especifica, lembre-se sempre de verificar a formação e a regulamentação do profissional antes de iniciar um processo psicoterapêutico.
Espero que este artigo tenha sido útil para esclarecer as diferenças entre os profissionais para que encontre o que busca mais assertivamente.
Se você está enfrentando problemas emocionais, não hesite em buscar um profissional capacitado para te ajudar. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e deve ser cuidada com a mesma atenção e carinho.
Estou à disposição para atendimentos caso precise de ajuda, clique aqui e entre em contato comigo.
Você pode se interessar por?
Terapia é só conversa? Entenda a ciência por trás da psicologia
O que falar na primeira sessão com psicólogo?
Quanto custa uma sessão de terapia?
O que preciso pra iniciar a terapia?
Terapia online funciona ou não?