builderall


O valor da sessão de terapia com psicólogo: entenda quanto custa


Se você está buscando por terapia, uma das primeiras perguntas que podem vir à mente é: quanto custa? A resposta não é simples, esse valor pode variar de acordo com diversos fatores, como especialização do profissional, tempo de duração da sessão, entre outros.



O investimento do psicólogo na qualidade do atendimento


Como profissional, afirmo que o trabalho do psicólogo não se limita apenas ao atendimento do paciente. Você pode achar caro, mas, os psicólogos precisam se atualizar constantemente, se dedicar a terapia pessoal e supervisão, para manter um atendimento ético e de qualidade.



Afinal, qual valor médio de sessão?


Destaco aqui, que cada profissional vai colocar o valor em seu trabalho, porém, o que poucos sabem é que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) estabelece uma tabela de referência para orientar os valores cobrados pelos psicólogos em todo o Brasil, como veremos na imagem abaixo:


quanto custa sessao de terapia saiba valor do psicologo

             Clique aqui e veja a tabela completa de 2022 no site do Conselho


Podemos ver que, de acordo com a tabela, a sessão de terapia pode ter um valor mínimo de R$ 199,55 para sessões individuais, não tendo teto do limite máximo.


Vamos compreender melhor o motivo destes valores:



O trabalho do psicólogo antes da sessão de terapia


Primeiramente, é preciso destacar que a terapia é um processo que exige tempo, dedicação e formação especializada do profissional. Na verdade, o trabalho do psicólogo começa bem antes da sessão de terapia em si.


É necessário realizar uma avaliação completa do paciente, considerando histórico pessoal, familiar e social, além de avaliar suas demandas e necessidades específicas.



O trabalho do psicólogo na sessão de terapia


Com base nas informações acima citadas, o psicólogo planeja e executa um plano de tratamento personalizado para cada caso em específico.


Durante a sessão de terapia, o profissional realiza diversas atividades, como escuta ativaorientação, intervenção e acompanhamento da evolução do paciente.



Após (ou por trás) do atendimento


atualização constante é necessária para que o profissional esteja sempre alinhado às novas descobertas científicas e metodologias de tratamento, garantindo o melhor tratamento.


Para isso, os psicólogos precisam participar de congressos, cursos, palestras e leituras de artigos científicos, o que demanda investimento financeiro e temporal.


Além disso, a terapia pessoal é uma ferramenta essencial para que o psicólogo possa aprimorar suas habilidades e trabalhar suas próprias questões emocionais. Dessa forma, ele pode se tornar mais preparado para lidar com as dificuldades de seus pacientes e oferecer um atendimento ainda mais qualificado.


Já a supervisão é um espaço de discussão de casos. Um profissional experiente e de excelente qualificação acompanha o trabalho do psicólogo, emergindo reflexões e orientações, fornecendo feedbacks e instruções para aprimorar a prática clínica.


Isso é fundamental para que o psicólogo possa crescer e evoluir em sua carreira.



O que influencia no valor da sessão de terapia?


Um dos fatores que podem influenciar no valor cobrado por uma sessão de terapia é o investimento do psicólogo na qualidade do atendimento, o trabalho e dedicação do profissional, bem como com a complexidade do processo terapêutico.


Importante lembrar que o valor cobrado por uma sessão de terapia não deve ser o único fator considerado na escolha do profissional. Por ser um processo que demanda tempo, dedicação e investimento financeiro, é essencial escolher um profissional de confiança e com quem você se sinta à vontade.



A importância de investir na terapia


Lembre-se de que a terapia é um investimento em sua saúde emocional e mental, podendo trazer diversos benefícios para sua qualidade de vida. Se você está interessado em iniciar um processo terapêutico, não hesite em buscar ajuda profissional.


Caso queira tirar dúvidas e conversar sobre valores e formas de pagamento, clique aqui para criação desse cuidado consigo mesmo.


Referência: Conselho Federal de Psicologia.

Disponível em: https://www.crpsp.org/pagina/view/65